Introdução ao Suporte Básico de Vida - DAE

A formação SBV-DAE resulta da necessidade de incorporar as mais recentes recomendações emanadas pelo European Resuscitation Council (ERC) Guidelines 2015, relativamente ao suporte básico de vida (SBV) e desfibrilhação automática externa (DAE), representando o estado da arte quanto aos procedimentos a adotar perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR).

A PCR é um acontecimento súbito

constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55-113 pessoas /100,000 habitantes, estimando-se entre 350,000-700,000 indivíduos afetados por ano, só na Europa. A análise efetuada aos equipamentos de DAE utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico particular: Fibrilhação Ventricular.

Está demonstrado que a desfibrilhação precoce, realizada entre 3 a 5 minutos após o colapso da vítima, resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%. Constitui-se assim como fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. A Cadeia de Sobrevivência interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar. Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de morbilidade e mortalidade associados à PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima. A formação SBV-DAE apenas habilita a utilização de um desfibrilhador, quando devidamente integrado num Programa de DAE licenciado pelo INEM.
Fonte: INEM

 

Embrakara

A associação Embrakara tem como fim desenvolver junto dos seus associados, atividades relacionadas com a divulgação e proteção dos direitos enquanto utentes do SNS, com a promoção de saúde e bem-estar.

Contactos

Largo Paulo Orósio, R/C 4700-036 Braga  
Telefone: +351 917 345 582

Siga-nos

Subscrever

Subscreva a nossa newsletter para ficar informado sobre as nossas actividades.