Introdução ao SBV

A formação em Suporte Básico de Vida (SBV) resulta da necessidade de incorporar as mais recentes recomendações emanadas pelo European Resuscitation Council (ERC) Guidelines 2015, relativamente ao suporte básico de vida (SBV), representando o estado da arte quanto aos procedimentos a adotar perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR).

A PCR é um acontecimento súbito

Constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55-113 pessoas /100 000 habitantes, estimando-se entre 350000-700000 indivíduos afetados por ano, só na Europa.

A análise efetuada aos equipamentos de DAE utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico particular: Fibrilhação Ventricular. Constitui-se assim como fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. A Cadeia de Sobrevivência interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar. Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de morbilidade e mortalidade associados à PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

Fonte: INEM

 

 

Embrakara

A associação Embrakara tem como fim desenvolver junto dos seus associados, atividades relacionadas com a divulgação e proteção dos direitos enquanto utentes do SNS, com a promoção de saúde e bem-estar.

Contactos

Largo Paulo Orósio, R/C 4700-036 Braga  
Telefone: +351 917 345 582

Siga-nos

Subscrever

Subscreva a nossa newsletter para ficar informado sobre as nossas actividades.